O ESPÍRITO SANTO AGINDO

O ESPÍRITO SANTO AGINDO
16/04/2018

João Capítulo 14 Versículo 17
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
 
A atuação do Espírito Santo na vida do ser humano no transcorrer da história pode ser descrita com três palavras; sob, com e em.
No Antigo Testamento Ele veio sob algumas pessoas que escolhera. Os evangelhos mostram como Ele esteve com Jesus Cristo. Em João 14:17 e Atos 2 em diante a Bíblia diz que Ele está em cada pessoa do povo de Deus.

Nós temos três pontos principais a pensar neste momento:
1º - A atuação do Espirito Santo no mundo;
2º - A atuação do Espirito Santo na igreja;
3º - A atuação do Espirito Santo na vida do cristão.

No mundo Ele veio para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo de Deus. É o Espírito Santo que aponta ao pecador a pessoa de Jesus Cristo.  
Do juízo, o príncipe deste mundo já está julgado. Quando Jesus Cristo morreu na cruz, Satanás sofreu uma derrota catastrófica.  Em princípio ele é um inimigo vencido. Ele ainda arrisca seus ataques, ele está ainda vivo e ativo no planeta Terra. Há novos demônios agindo, perversões, permissividade, violência e centenas de outras tendências sinistras que se manifestam em todo mundo com intensidade que houve provavelmente só nos dias de Noé, mas Satanás sabe que sua liberdade é limitada. Seu fim se aproxima e o Espírito Santo veio para nos mostrar essas coisas. Ele impede o crescimento da iniquidade. Este planeta já seria literalmente o inferno na terra se o Espírito Santo não estivesse presente no mundo. O mundo que não conhece Deus, não sabe o quanto deve ao poder controlador no Espírito Santo. A iniquidade só se tornará culminante quando da manifestação do anticristo, o qual será esmagado pela vinda do Senhor Jesus Cristo com seus exércitos.  

Podemos também pensar na atuação do Espírito Santo na igreja. Esta é o povo de Deus, sal e luz do mundo. Ela é mais que uma organização, é o corpo vivo de Cristo do qual Ele, Jesus é o cabeça.

Qual é o papel do Espírito Santo em tudo isso? Ele deu início na igreja. Pelo Espírito Santo Deus vive na igreja. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, Ele habita no meio do seu povo. É o Espírito Santo de Cristo que habita em nós. Os cristãos são a casa onde mora o Espírito Santo. É o Espírito Santo que traz vida, que traz o frescor, avivamento e frutos a Igreja. Só o Espírito Santo pode levantar uma igreja e fazê-la vigorosa, forte, linda e abençoada. O Espírito Santo concede dons a pessoas específicas na igreja. Uma das fraquezas que temos em nossos dias é não reconhecer, não desenvolver e usar os dons que Deus deu às pessoas na igreja. Não são só os pastores que tem o Espírito Santo em suas vidas. Todos os crentes não são meros espectadores, eles também recebem os dons do Espírito Santo e são também usados por Deus no corpo de Cristo. Caro leitor, qual é o seu dom? Procure colocá-lo em prática para a edificação do corpo de Cristo na terra.

A atuação do Espírito Santo na vida do crente nós entendemos da seguinte forma. O espírito santo ilumina a mente do crente. Diz um escritor que "A entrega sem reflexão é fanatismo em ação, mas a reflexão sem entrega é a paralisia de toda ação".  É o zelo dirigido pelo conhecimento e o conhecimento animado pelo zelo. São coisas preciosas que vem de Deus na vida do cristão. O Espirito Santo age na mente, no coração e na razão trazendo unção, sabedoria e graça. Isso é obra do Espírito Santo no crente. O Espírito Santo mora no corpo da pessoa, dentro do coração. Nós somos o templo do Espírito Santo.

Reconhecendo isso, devemos ter cuidado com o que fazemos, com o que dizemos, pois tudo o que fizermos influencia para alegrar ou entristecer o Espírito Santo. O Apóstolo Paulo sentia isso e por entender estas verdades disciplinou a sua vida para não entristecer o Espírito Santo. O Espírito Santo conforta o cristão, ele que ele santifica, ele ordena pregar, ele diz aos missionários onde devem e não devem ir.  Ele nos ajuda em nossas fraquezas nos fortalece e nos ensina na oração. Ele habita dentro de nós. Glória a Deus por isso, pois a criação não foi um ato isolado de Deus. Ele está constantemente agindo no mundo, na igreja e na vida de cada um de nós. Portanto se você deseja ter uma intimidade com o Espírito Santo, desenvolva um relacionamento com Ele diariamente através da oração e consagração de sua vida a Deus.

*Adaptado da mensagem "O Espírito Santo Agindo", ministrada pelo Pr Sérgio Melfior, Presidente da IEADJO e Vice-presidente da CIADESCP. 

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista Responsável - MTB SC 6144 JP

Comentar

3 + 17 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.