Princípios que norteiam a Vida Cristã

Princípios que norteiam a Vida Cristã
11/05/2018


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Mateus 11:28,29
 
Quando nós lemos o Evangelho segundo escreveu Mateus aprendemos alguns princípios da vida cristã.
Neste belo e maravilhoso texto bíblico o Senhor Jesus coloca alguns princípios que são básicos na vida cristã. E nós podemos pensar neles com a ajuda do Espírito Santo.

Primeiro o convite. “Vinde a mim...”. A importância do convite pela pessoa que está convidando (Jesus).
Quem é convidado? Todos os cansados e oprimidos. Não há exclusão de grupos de pessoas e de classes sociais, de políticas ou religiosas.  Todos são incluídos. Deus amou a todos em Cristo Jesus. Em João 3:16 o Apóstolo escreveu: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Para os cansados e oprimidos há uma esperança, “... eu vos aliviarei”.  É impossível recusar este convite. Felizes são os que o aceitam, todos os que têm sede são convidados às Águas da Vida.

Há também o compromisso, “Tomai sobre vós...”. O primeiro passo consiste em aceitar o convite. O segundo é assumir, comprometer-se. O namoro leva ao noivado e então ao casamento. E quando os cônjuges dizem um ao outro “sim”, eles estão se casando.

A figura do jugo lembra a canga que é posta no pescoço dos bois que ficam atrelados, presos debaixo da mesma canga. Vida com Cristo é vida de compromisso. Ele disse: “Tome cada dia a sua cruz e siga-me”. Mas também há aqui no texto crescimento. Jesus disse: “... aprendei de mim...”.

Primeiro você vem a Cristo. O passo seguinte é você comprometer-se com Cristo e depois você entra no processo do crescimento. Não há crescimento sem aprendizagem, por isso Jesus disse: “... aprendei de mim...”. Este aprendizado é resultado de três práticas da vida cristã: estudo da palavra, comunhão com os irmãos na fé e oração a Deus. Estes três formam o tripé da vida cristã. Nenhum deles pode faltar na vida do Cristão.

Mas tem também o descanso. Jesus disse: “... e encontrareis descanso para as vossas almas”.  O resultado na vida de uma pessoa que está praticando os princípios que aqui estudamos, naturalmente é descanso.
Somos uma sociedade composta de pessoas cansadas, tensas, estressadas, ansiosas preocupadas, desanimadas, derrotadas, aflitas, desesperadas e angustiadas. 

O mundo está doente, está cansado. O descanso é fruto de uma vida com Deus, de uma vida em Deus. Jesus Cristo é o nosso descanso. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”.  Esta é a benção que Jesus veio trazer. O descanso interior é só virmos a ele, o seguirmos e crescermos nesse caminho maravilhoso.

*Adaptado da mensagem "As coisas podem mudar, experimente!", ministrada pelo Pr Sérgio Melfior, Presidente da IEADJO e Vice-presidente da CIADESCP
Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista Responsável - MTB SC 6144 JP

Comentar

5 + 0 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.