HALLOWEEN: muito além de gostosuras ou travessuras

HALLOWEEN: muito além de gostosuras ou travessuras
27/10/2019

Geralmente em épocas como essa surgem perguntas como esta: posso comemorar o Halloween?
 
Quando alguém faz essa pergunta raramente não sabe a resposta, no entanto, para desencargo de consciência quer ouvir de seu líder, pastor ou alguém que tem como referência espiritual para então obter um “passe livre” e “curtir”.
 
Pois bem, a resposta é simples. Sim!
 
- Sim???
 
Bem, o apóstolo Paulo escrevendo em sua primeira epístola aos Coríntios, capítulo 6 e versículo 12 diz: “Tudo me é permitido”.
 
Então, num primeiro momento pode-se entender que sim. O detalhe é que o texto não termina aí. Tem um, “porém” que põe em xeque a suposta afirmação.
 
Paulo continua o versículo dizendo: “mas nem tudo convém”.
 
Trocando em miúdos. Temos liberdade para escolher o que queremos ou não fazer. A questão é que, devemos estar cientes de que há consequências para cada atitude que temos.  
 
Para fazermos as escolhas certas, existem alguns princípios para seguirmos que, se forem obedecidos, trarão benefícios em todos os níveis de nossas vidas.
 
Primeiro. No que pensar?
 
Filipenses 4 e 8 traz as seguintes orientações. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. ”
 
A reflexão é exatamente esta. O que tenho pensado cumpre estes propósitos?
Segundo. O que fazer?
 
Em 1 Coríntios 10 e 31, Paulo orienta: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. “
 
Pois bem, qual era a pergunta mesmo?
 
- Posso comemorar o Halloween?
 
Posso responder com uma outra pergunta? :D
 
O Halloween glorifica a Deus?
 
Observe atentamente. ¹A festa começou com os celtas que viviam ao norte da França e ilhas britânicas. Os druidas eram seus sacerdotes, que praticavam a feitiçaria e eram adoradores da natureza. Além de darem significado religioso a algumas árvores como o carvalho ou visco, veneravam mais de 400 diferentes deuses.
 
Em 31 de outubro, Samhain (“deus dos mortos”) era homenageado visto que o ano novo e o inverno celtas começavam em 1 de novembro.
 
Samhain era o principal deus dos druidas, e no dia 31 de outubro aconteciam sacrifícios humanos. Acreditava-se que depois da morte, as almas dos falecidos ficavam inicialmente em uma zona intermediária desconfortável, conforme a permissão do “deus dos mortos”, nessa noite podiam voltar às suas moradas terrenas. Ali se transformavam em animais ou em outras pessoas.
 
De acordo com a concepção celta, o tempo de permanência de uma alma no estágio intermediário podia ser reduzido de duas maneiras: a alma procurava por um novo corpo possuindo um ser vivo ou chegava ao céu um pouco antes através da intercessão de uma pessoa viva.  
 
Por isso, no feriado da passagem do outono para o inverno, algumas pessoas iam de casa em casa e mediante pagamento prometiam rezar pelos mortos. Quem os presenteasse com abundância de mantimentos podia ter a esperança de que seus parentes já falecidos iriam para o céu um pouco mais cedo, graças às rezas.
 
O medo de ser possuído por uma alma errante era combatido com feitiços de defesa, havia o costume de usar fantasias para tornar-se menos atraentes para a alma dos mortos.
 
A festa de Halloween celebrada nos dias de hoje baseia-se em grande parte nos usos e costumes dos druidas em sua festa de 31 de outubro, considerada a data máxima por todos os feiticeiros.
 
Halloween tornou-se popular nos Estados Unidos por volta de 1840, introduzida por imigrantes irlandeses. No lugar de nabos, eles começaram a usar enormes abóboras do Novo Mundo para entalhar carrancas e confeccionar suas lanternas.
 
Usar fantasias também faz parte do Halloween. As figuras clássicas são os fantasmas e, principalmente as bruxas voando pelos ares em suas vassouras, acompanhadas de seus gatos pretos.
 
Em termos comerciais, depois do Natal é o evento mais lucrativo do ano nos Estados Unidos, movimentando em torno de 2,4 bilhões de dólares.
 
É preciso considerar alguns fatos sobre o Halloween:

  • ​A “festa” transformou-se na mais importante celebração para a bruxaria e outras formas de ocultismo. Esse dia é considerado o único do ano em que é possível pedir ajuda ao diabo, para muitos o “senhor da morte”. Por isso, esse dia tem um significado todo especial para os satanistas. 
  • Nesse dia foram e continuam sendo realizados sacrifícios humanos pelos satanistas.
  • Participar das festas de Halloween pode levar a um envolvimento com o ocultismo ou induzir à abertura para coisas ocultas, inclusive jogos que envolvem a prática do suicídio.
  • Na história, esse dia sempre foi considerado propício para todas as formas de adivinhação e invocação dos mortos (espíritos malignos).
  • Celebrar Halloween significa apoiar práticas pagãs e filosofias como a reencarnação, o animismo, o xamanismo e as doutrinas dos druidas.
  • Todos os usos e costumes relacionados ao Halloween têm suas raízes no paganismo e no ocultismo.

Fica claro que em nada esta “festa” nos aproxima de Deus. Muito pelo contrário, afasta com as sutilezas, conquistando de forma aparentemente inocente com “gostosuras”, abrindo portas para demônios, já que se dá legalidade para tal.
 
Alguém poderá julgar ser esta uma visão radical e que não é para tanto!
 
A bíblia nos adverte em 1 Coríntios 10 e 21: “Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. ”
 
É preciso coerência!
 
O Apóstolo Tiago deixa registrado no capitulo 3, versículos 11 e 12 o seguinte: “Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce. “
 
Transforme esse dia, num “Dia de Luz” e não de trevas. Você é luz e deve brilhar na escuridão do mundo sem Cristo.
 
Aproveite esta data para ser testemunha de Jesus. Fale de Jesus para seus amigos na escola, faculdade, trabalho ou mesmo para a sua família.

Texto com citações do folheto ¹"Halloween não é brincadeira"
 

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista Responsável - MTB SC 6144 JP

Comentar

3 + 4 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.