Conversa Afinada: Principais notícias da semana

Conversa Afinada: Principais notícias da semana
30/04/2021

 

CDL de Joinville realizou posse da diretoria

A posse da diretoria da CDL Joinville, gestão 2021/2022, ocorreu de maneira híbrida na noite de terça-feira (27/04), com o presidente José Manoel Ramos empossando os diretores na Sociedade Harmonia Lira enquanto eles estavam acompanhando a solenidade por meio de transmissão no Canal do Youtube da entidade.

Reeleito por unanimidade, o empresário José Manoel Ramos segue como presidente. Atual diretor distrital da FCDL/SC, ele já comandou a entidade, também com reeleição, entre os anos 2005 e 2008. O vice-presidente da FCDL/SC, José Raulino

Esbiteskoski, foi o representante da Federação para entregar o certificado ao presidente José Manoel Ramos.

Entre as ações, está a construção da nova sede, melhorias no portifólio de serviços para os associados e criação da Câmara Multissetorial do Centro. “Mesmo com a pandemia, registramos aumento de 30% no número de sócios, atingindo a marca de dois mil associados”, completou.

CORONAVÍRUS - Joinville confirma 183 novos casos e sete mortes

Em novo boletim nesta quinta-feira (29/4), a Secretaria da Saúde de Joinville confirmou 82.355 no total de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Os recuperados agora somam 79.716 e, dos confirmados, 274 estão internados, 1.090 em isolamento domiciliar e 1.275 perderam a vida.

Foram confirmadas mais sete mortes: três mulheres, de 75, 80 e 82 anos, e quatro homens, de 53, 64, 71 e 75 anos.

A Secretaria da Saúde também informou que já foram aplicadas o total de 77.962 primeiras doses e 34.807 segundas doses. (Joinville.sc.gov.br).

Vazou na web: prefeito de SC, revoltado com lombadas, dá bronca em equipe e viraliza

Um áudio, que circula nas redes sociais, mostra o prefeito Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul,  um tanto quanto irritado com a sua equipe por um motivo: os elevados da cidade.

Na mensagem, de quase três minutos, o prefeito questiona a equipe sobre quem teria liberado a instalação de uma nova faixa elevada em uma das ruas da cidade.
 “Sacramaento o que está acontecendo com essa Prefeitura, estamos só virando em faixa”, diz em um dos trechos em que ele se mostra bem irritado com a situação.

A Prefeitura confirmou que áudio realmente foi feito por Antídio. Por meio de assessoria, o município disse que a mensagem foi enviada em um grupo interno, mas que acabou vazando. Uma nota oficial sobre o caso deve ser divulgada ainda nesta sexta-feira. (NDmais).

Cidade de SC transmite ao vivo vacinação contra a Covid-19

Com o objetivo de evitar filas e dar mais transparência durante a vacinação contra a Covid-19, a prefeitura de Indaial, no Vale do Itajaí, disponibilizou uma transmissão ao vivo do local onde é realizada a imunização na cidade.

Foram instaladas duas câmeras no Parque Municipal Jorge Hardt. Uma mostra a entrada do local, enquanto a outra mostra a parte interna do pavilhão.

 As imagens podem ser acompanhadas em tempo real no site da prefeitura.
 “Além do boletim semanal e do portal de vacinação com os dados da campanha, como público-alvo, número de doses recebidas e aplicadas, estamos com mais essa ferramenta. Ser transparente em todo o processo é nosso objetivo”, diz o secretário Municipal de Saúde.

A vacinação contra o coronavírus ocorre no Pavilhão Rosemeri Wolff, dentro do Parque Municipal Jorge Hardt, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, sem fechar para o almoço.

Coronavírus em Indaial

De acordo com o boletim divulgado pelo município nesta quinta-feira (29), desde o início da pandemia, Indaial registrou 96 mortes pela Covid-19. Ainda segundo a secretaria Municipal de Saúde, são 7.487 casos confirmados da doença. Deste total, 7.299 são considerados recuperados. (NDmais).

Cidade das Águas dá nome ao futuro bairro inteligente de Joinville

Foi anunciado nesta semana por empreendedores , o nome do novo bairro-cidade em Joinville. O empreendimento será chamado de Cidade das Águas, em referência à Tigre e uma homenagem a Joinville.
“Além disso, para Joinville, a água é um ícone muito além da chuva. Joinville é uma cidade que flui, que se movimenta e molda seu próprio curso. Cidade das Águas será um bairro em movimento, com o que há de mais moderno no Novo Urbanismo", avalia Danilo Conti, diretor geral da Cidade das Águas.

O projeto tem como endereço o Atiradores, bairro onde já funciona um condomínio industrial, que conta com 80 empresas localizadas no prédio e galpões da antiga fábrica da Tigre.
"Nosso propósito é tornar Joinville um exemplo que irá inspirar outras cidades do Brasil a também serem melhores. A Cidade das Águas colocará Joinville em outro patamar, com um bom urbanismo, espaços públicos de qualidade e atraentes. O joinvilense merece um empreendimento que representa a grandeza de sua cidade", adianta Marcelo.

Ao final de todas as fases, a Cidade das Águas deverá contar com uma população de mais de 10 mil pessoas, distribuídas em uma área de 250 mil m². “Os moradores terão a comodidade de encontrar soluções de gastronomia, lazer, esporte, moradia e educação, tudo isso ao alcance de uma caminhada. A Cidade das Águas vai mudar a forma do joinvilense morar, trabalhar, estudar e se divertir”, complementa Felipe Hansen. (NSCTotal).

Mais de 1 mil professores da rede municipal de Joinville foram afastados por suspeita de Covid-19 em 2021

Mais de mil professores já foram afastados do trabalho em escolas da rede pública municipal de Joinville com suspeita ou confirmação de Covid-19 em 2021.

O número corresponde a 25% do número total de educadores — atualmente, a cidade tem 4.345 profissionais na rede municipal de ensino, entre professores e auxiliares.

Desde janeiro, 1.376 profissionais foram afastados. Destes, 260 testaram positivo para Covid-19. No momento, há 10 professores afastados após terem testado positivo.

A volta às aulas presenciais ocorreu em novembro de 2020, com baixa adesão, já que não havia obrigatoriedade de frequência em sala de aula. A maioria dos alunos continuou em aulas online, como estava ocorrendo desde o fechamento das escolas em todo o Estado em março do mesmo ano.

Em 2021, o retorno ocorreu em fevereiro, com 50% da capacidade total e turmas divididas em dois grupos — enquanto um realiza atividades em sala de aula, o outro realiza as atividades em casa. Na semana seguinte, os grupos invertem. Mas, antes disso, os professores já estavam em atividade nas unidades escolares. (NSCTotal).

Proposta prevê vacinação de professores

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina apresentou uma proposta para a priorização da vacinação de professores em todo o estado de Santa Catarina. O plano prevê a imunização dos educadores e demais trabalhadores do setor, assim como pessoas que trabalham na gestão, limpeza e alimentação nas escolas. A data para início da vacinação ainda não foi divulgada.

Segundo a Prefeitura de Joinville, o monitoramento dos servidores está sendo feito e é realizada a higienização de todo o ambiente escolar após a troca de cada turma. Para a Secretaria de Educação, não há risco para alunos e funcionários.

Mais de 2,3 mil moradores de Joinville já contraíram dengue em 2021

Pelo menos 2.392 moradores de Joinville já contraíram dengue somente em 2021. O número corresponde a 27% do total de casos registrados em todo o ano passado, quando o município contabilizou 8.729 casos. Os números preocupam o município. 

Nos primeiros quatro meses deste ano, 5 mil focos do mosquito Aedes aegypti já foram identificados na maior cidade de Santa Catarina. O número de março, quando foram localizados 992 focos, é quase três vezes maior do que o mesmo período do ano passado, com 302 registros.

A Secretaria da Saúde considera infestados pelo mosquito os bairros Boa Vista, Jardim Sofia, Fátima, Jarivatuba, Bucarein, Itaum, Guanabara, Floresta, Comasa, Espinheiros, Jardim Iririú e Aventureiro. (NSCTotal).

Duas variantes em circulação

Além do crescente número de focos positivos, os joinvilenses devem estar alerta para outro fator problemático: a existência de duas variantes do vírus da dengue que atualmente circulam no município, além de uma terceira encontrada em outras regiões de Santa Catarina.

De acordo com o infectologista Luiz Henrique Melo, coordenador médico da Vigilância em Saúde, pessoas que já tiveram dengue e que forem infectadas novamente, podem desenvolver a doença de forma mais grave.
 

Por Ilze Moreira - Jornalista 

Conversa afinada é um programa de cunho jornalístico que vai ao ar pela Rádio 107,5 Fm, toda sexta-feira das 17h às 18h, e traz um resumo das principais notícias da semana. 

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

3 + 8 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.