Chamados para Ficar em Segundo Lugar

Chamados para Ficar em Segundo Lugar
13/11/2020

"Abisai, irmão de Joabe e filho de Zeruia, era o chefe do batalhão dos trinta. Certa ocasião, com sua lança matou trezentos homens, tornando-se tão famoso quanto os três. Foi mais honrado que o batalhão dos trinta e tornou-se o chefe deles. Mas nunca igualou-se aos três principais guerreiros." 2 Samuel 23:18-19

Como é difícil em uma competição esportiva, depois de todo o esforço com treinos e privações ficarmos em segundo lugar. Ninguém compete e espera que isso ocorra. É horrível o sentimento de perder. E as pessoas só lembram daqueles que chegaram em primeiro, ninguém lembra quem foi o segundo. Isso que ocorreu com alguns valentes de Davi, veja o que o texto diz:

O principal dos três era Josebe-Bassebete, ele agitou sua lança contra 800 homens e os feriu de uma só vez. O outro era Eleazar, este era valente, e em uma batalha lutou contra os filisteus até sua mão ficar grudada na espada. O 3º era Sama, ele certa vez, se colocou no meio de um terreno cheio de lentilhas quando Israel fugia dos filisteus e feriu sozinho a todos eles. Por causa dele o Senhor realizou grande vitória naquele dia. Porém além destes guerreiros existiam muitos outros que fizeram coisas tremendas, e por mais obras que fizessem a bíblia nos relata que estes homens foram muito honrados, mas não se igualaram aos três primeiros, ou como diz outra tradução: "Não chegaram aos três primeiros".

Uma grande lição:

Existem diferentes ministérios e existem ministérios que se destacam mais que outros. E, em muitos casos, existem pessoas que foram escolhidas para trabalhar fora do palco, longe dos holofotes, para trabalhar nos bastidores. Muitos de nós ficamos frustrados quando vemos que nosso ministério não está frutificando como esperávamos. Ainda mais quando o comparamos com o ministério de outros. A grande questão é que muitos não foram chamados para trabalhar em destaque, mas para ficarem na margem fazendo a obra sem serem vistos. E se um destes for eu e você?

Digo isso muitas vezes, quando chega um casal na igreja já rotulamos os ministérios que cada um possui: O homem será pregador e a mulher cantora. Será que não existem, dentro do corpo de Cristo, outros ministérios que são tão importantes e que, muitas vezes, não ficam a vista de todos?

É parte do ser humano buscar os holofotes, vemos isso no meio evangélico pelos hinos que mais se destacam por enfatizarem a busca pela fama e a prioridade de Deus em nos tirar do “anonimato”. Ou até mesmo nos colocar em destaque como forma de vingança contra aqueles que não nos ajudaram quando precisávamos, pensando que isso terá um sabor de mel...

Nem todos chegarão entre os primeiros, mas todos serão honrados pelo Senhor, talvez não nessa vida. Contudo,  aquele que faz a obra do Senhor com as motivações corretas, de todo coração para agradar aquele que o chamou, receberá naquele dia a coroa de glória reservada para todos aqueles que o amam!

Nosso galardão não é perecível e corruptível, como as palmas e bajulações, nossa recompensa é a imensurável coroa da vida, que o justo juiz nos dará no grande dia de seu retorno!

Pense nisso!

Anderson Fábio da Silva
É presbítero, teólogo, professor, com formação em avançado em Teologia, bacharelando o curso hoje na Faculdade Refidim.
Soli Deo Gloria

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

2 + 8 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.